Como Consultar o Gabarito do ENEM 2019 — APRENDA AQUI!

Depois de fazer a sua prova, vem aquela ansiedade para saber como consultar o gabarito ENEM 2019, certo? Acredite, você não é a única pessoa com essa sensação de urgência! Naturalmente, todos os candidatos querem saber, o quanto antes, quais são as suas chances de obter uma boa pontuação.

Entenda melhor do que se trata, como obter as respostas, e qual é a real utilidade do gabarito ENEM depois que você presta o exame. Separamos um conteúdo inteiro dedicado a essa questão, que já tirou o sono de muitos candidatos…

O que é o ENEM?

Bom, a verdade é que o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – como o próprio nome diz, é um exame, e não uma prova. Isso significa que não há nenhuma “recompensa” diretamente atrelada ao mesmo. Mas, você pode utilizar a nota obtida para conseguir descontos através de outros programas educacionais que estão ligados à este processo seletivo.

Como Consultar o Gabarito do ENEM 2019

O ENEM 2019 tenta avaliar a qualidade do ensino médio no país. A partir do desempenho dos alunos, é possível saber quais escolas estão melhores, e quais delas precisam de algum empurrãozinho no quesito qualidade.

A vantagem é que os candidatos que conseguem obter uma boa pontuação no exame podem, posteriormente, utilizar essa nota para ingressar em alguns dos programas do governo de incentivo a educação. São eles:

  • Prouni;
  • Fies;
  • SISU.

Todos eles utilizam a nota obtida no gabarito do ENEM 2019 como parâmetro para contemplar os candidatos com bolsas, descontos e facilidades.

Data de Divulgação do Gabarito do ENEM 2019

Como Consultar o Gabarito do ENEM 2019

Depois de prestar o exame, a maioria dos alunos começa a sofrer com uma ansiedade pelo gabarito ENEM. A boa notícia é que isso não demora muito para acontecer.

O Preliminar sai logo em seguida ao final das provas, geralmente no mesmo dia. Ele é uma correção menos precisa, mas que ajuda os alunos a terem uma ideia dos resultados.

Esse gabarito que ainda não é versão final pode ter algumas diferenças com relação ao oficial, que sai pouco tempo depois. No entanto, ele já pode servir para que os alunos mais ansiosos confiram o desempenho.

O gabarito do ENEM 2019 oficial costuma ser divulgado 4 dias após a aplicação do exame. Ele contém as respostas corretas de acordo com cada questão aplicada. A divulgação do mesmo acaba acalmando um pouco a ansiedade, visto que o resultado com a pontuação de cada aluno, propriamente dito, sempre é divulgado meses depois da aplicação, geralmente no começo do ano seguinte.

É importante ressaltar que o ENEM se vale do sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ele atribui um valor de nota a cada questão conforme um número maior ou menor de candidato acertou ela. Ou seja, questões que são muito fáceis, e muita gente acertou, vale menos. Enquanto candidatos que acertam questões muito difíceis, e que tiveram pouquíssimos acertos, ganham pontuações maiores.

Como Consultar o Gabarito do ENEM 2019

Para ter acesso ao gabarito do ENEM 2019 o candidato deve acessar o site oficial do INEP – enem.inep.gov.br. O instituto é responsável por organizar e aplicar o exame, e também por divulgar a correção. Mas o que fazer com este gabarito em mãos?

Como Consultar o Gabarito do ENEM 2019

O documento serve para que o candidato veja as respostas corretas e confira com aquelas que ele mesmo assinalou. Mas, justamente devido ao sistema de TRI utilizado para a correção das provas, não dá para saber precisamente o seu desempenho apenas com o gabarito do ENEM.

Ao acessar o site o candidato deve conferir a cor de seu caderno para acessar o gabarito correto. Isso porque a ordem das perguntas pode mudar de uma cor para outra de prova.


Agora que você já sabe como consultar o gabarito oficial do ENEM, acompanhe a agenda do INEP para ter acesso ao resultado das provas assim que estiver disponível.

Mas lembre-se também que somente com a divulgação oficial da pontuação de cada aluno você conseguirá saber quanto tirou. Até lá, tente segurar a sua ansiedade, e tenha uma ideia de seu desempenho com o gabarito do ENEM 2019.