ENEM 2019 GABARITO — Preliminar e Oficial — CONFIRA

Todos os anos milhões de estudantes do Brasil inteiro se preparam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, para que deste modo eles possam consultar o Enem 2019 gabarito o quanto antes, e ter noção de sua pontuação nas provas.

E uma das melhores formas de se estudar para prestar este exame tão importante refere-se à consulta das provas de anos anteriores, bem como o conteúdo programático que é facilmente encontrado na internet.

Portanto, com base na importância que o gabarito ENEM possui para todos os estudantes participantes deste exame, nós vamos falar um pouco mais sobre ele nas próximas linhas deste artigo. Preste muita atenção!

ENEM 2019

A primeira coisa que um candidato que deseja prestar o ENEM 2019 precisa saber é justamente como ele funciona, e por conta disto, neste tópico, nós iremos detalhar tudo que permeia o processo seletivo deste importante exame.

Este processo seletivo apresenta um sistema peculiar, que consiste em oferecer para cada estudante um dos cinco tipos de cadernos de prova:

  • Amarelo;
  • Azul;
  • Branco;
  • Rosa/Cinza.

Em cada um deles, há as mesmas questões que estão presentes nos outros cadernos. A diferença reside no fato de que cada um apresenta as perguntas em ordem diferente.

ENEM 2019 Gabarito

O candidato receberá um caderno de questões e um gabarito, e em cada um deles, haverá o nome deste candidato impresso, mostrando que cada um é pessoal e absolutamente intransferível.

As provas serão divididas em dois domingos, sendo que no primeiro, o estudante candidato resolverá nada menos do que 90 questões relacionadas às seguintes áreas do conhecimento:


01. Ciências Humanas e Suas Tecnologias, com um total de 45 questões;


02. Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, também com um total de 45 questões;


03. Redação, que nada mais é do que um texto de caráter dissertativo e argumentativo.


No segundo domingo o estudante candidato terá de resolver mais 90 questões relacionadas com as seguintes áreas do conhecimento:


01. Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, com um total de 45 questões;


02. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, também com um total de 45 questões.


Quando sai o ENEM 2019 Gabarito

ENEM 2019 Gabarito

Primeiramente, é importante demais que o estudante que deseja se candidatar para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio tenha em mente as diferenças entre o Gabarito do ENEM Preliminar e o Oficial.

O primeiro, como o próprio nome já diz, representa a versão preliminar, que é divulgada com base no que se esperava em relação ao conteúdo programático, mas que ainda não sofreu qualquer alteração em virtude de possíveis erros apontados por meio de recursos, por exemplo.

Ele é divulgado poucos dias após a realização das provas, normalmente na semana seguinte, e é fundamental para dar uma ideia ao candidato sobre como se deu o seu desempenho nas provas do exame.

No entanto, após os recursos que apontam possíveis erros e possíveis falhas na construção das questões, é divulgado o ENEM 2019 gabarito, em procedimento que só ocorre após a verificação de todos os recursos solicitados.

Nele as possíveis alterações em virtude de possíveis erros já constam, e o candidato passa a ter uma resolução oficial do que foram as provas, tendo uma ideia mais fidedigna de seu desempenho e do resultado final.

ENEM 2019 Gabarito

A consulta do ENEM Gabarito, e também do Gabarito Preliminar, se dará pela internet, diretamente no site oficial www.enem.inep.gov.br, e por meio dela, o candidato poderá consultar e visualizar as respostas consideradas oficiais.

ENEM 2019 Gabarito

No momento de fazer a correção das questões, no entanto, o candidato deverá se atentar a alguns detalhes importantes, especialmente no que diz respeito à cor do caderno de questões que foi por ele utilizado no momento da realização das provas. E isto vale para os dois domingos.

É importante lembrar que tanto no primeiro, quanto no segundo domingo, as provas serão aplicadas utilizando quatro cores diferentes, e isto implicará em ordem de questões diferentes para cada um.

A Gabarito 2019 Enem consulta poderá ser feita se atentando a este detalhe, já que ao ignorar isto, o candidato poderá vir a ter problemas para entender qual foi seu resultado e como se deu de fato o seu desempenho.

Outro ponto importante para o candidato reside no fato de que será possível se preparar e estudar com base no Gabarito ENEM de edições anteriores, lembrando que eles são facilmente acessados pela internet. Desta forma, o candidato poderá se preparar melhor e poderá, inclusive realizar simulados, que são sempre importantes ferramentas de estudo.

Como consultar o Gabarito Enem 2019

ENEM 2019O gabarito do Enem 2019 é divulgado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que faz parte do Ministério da Educação, do governo federal. Primeiro o INEP lança o gabarito do primeiro dia de exame, depois de alguns dias divulga o do segundo dia de provas.

A consulta do Gabarito Enem 2019 é muito simples. Veja a seguir como fazer:

  • Acesse o link do portal do Enem em  portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos;
  • Faça o login com seu CPF e senha cadastrada no dia da inscrição para ter acesso ao gabarito das provas no prazo estipulado pelo MEC.

Para saber se a opção que você escolheu está de acordo com a sua prova, basta ficar atento ao tipo de prova que é informado e também à cor. No endereço eletrônico do INEP, estará escrito qual o gabarito adequado à sua prova.

Com o gabarito em mãos, o candidato vê as respostas corretas e confere com aquelas que ele mesmo assinalou. Mas, justamente devido ao sistema de TRI utilizado para a correção das provas, não dá para saber precisamente o seu desempenho apenas com o gabarito do ENEM.

Através desse sistema, os estudantes não são avaliados somente pela quantidade de acertos em todas as quatro provas, mas também pelos parâmetros (características) de cada um dos itens e pelo padrão de resposta de cada inscrito. Este tipo de avaliação é bem diferente de outros exames, como vestibulares por exemplo.

As médias gerais do exame costumam ser próximas a 500. Então, os participantes que conseguirem nota acima de 500 nas provas terão um desempenho muito bom.

A nota da redação varia entre zero e 1.000 pontos e será atribuída respeitando-se os critérios descritos no regulamento do Exame Nacional do Ensino Médio, disponibilizados no Portal do Inep (http://enem.inep.gov.br/participante) e na Cartilha de Redação do Enem.


Agora que você conferiu estas importantes informações a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, esperamos que você consiga consultar o ENEM 2019 Gabarito da maneira mais fácil possível. Caso tenha ficado com alguma dúvida, faça um comentário abaixo.

É muito importante que você fique atento ao calendário oficial para não perder nenhuma data importante da divulgação do gabarito do ENEM 2019. Lembre-se que consultar gabaritos de exames anteriores é uma excelente forma de se preparar para o Enem!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

ENEM 2019 GABARITO — Preliminar e Oficial — CONFIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *