GABARITO DO ENEM 2019 — COMO CONSULTAR ONLINE

O gabarito do ENEM 2019 é publicado poucos dias depois após a aplicação das provas. O INEP disponibiliza dois tipos dele: o preliminar e o oficial. Para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, consultar a relação das respostas oficiais é uma excelente oportunidade para saber se foram bem ou não no processo.

O ENEM acontece todos os anos e, em cada edição, reúne milhares de participantes de todas as regiões do Brasil. Com a nota obtida será possível se inscrever em programas como o SiSu e o ProUni, possibilitando o acesso a cursos superiores distribuídos em instituições por todo o país.

A seguir você entenderá como funciona o Exame, quando sai o gabarito com as respostas preliminares e oficiais e muito mais. Confira!

Como funciona o ENEM 2019

O Enem acontece anualmente e as provas são aplicadas em dois domingos consecutivos. A nota obtida é utilizada para o ingresso no ensino superior, através do SiSu, do ProUni e como substituição do vestibular tradicional em diversas universidades do país.

As inscrições são abertas no primeiro semestre do ano letivo, geralmente no mês de maio. Para participar, os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição ou pedir a isenção da mesma (no momento do cadastro).

Gabarito do ENEM 2019

Poucas semanas antes da aplicação das provas, os candidatos poderão acessar o cartão de confirmação na Página do Participante para poderem visualizar o local e o horário em que as provas serão aplicadas. As provas do Enem 2019 são aplicadas em dois domingos consecutivos, sendo compostas da seguinte maneira:


Prova 01

A primeira prova contará com 45 questões sobre as seguintes disciplinas:

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  • Língua Portuguesa;
  • Literatura;
  • Língua Estrangeira;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Redação.

Prova 02

A segunda prova também contará com 45 para cada disciplina:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Química;
  • Física;
  • Biologia.

Matemática e suas Tecnologias:

  • Álgebra;
  • Geometria.

No primeiro dia os participantes terão uma duração de 05:30 horas para fazer as provas, enquanto no segundo o prazo será de 5 horas.

Após a realização das provas, os participantes deverão esperar a divulgação dos gabaritos para saber como se saíram no exame. A publicação do resultado é outro momento muito esperado pelos estudantes. Ambos serão disponibilizados no site do INEP e poderá ser consultado diretamente pela Página do Participante.

Quando sai o Gabarito do ENEM 2019

Gabarito do ENEM 2019

As provas do Exame são distribuídas por cores. Essa informação é muito importante no momento de realizar a consulta do gabarito. Outro dado a se destacar, é que por meio do Gabarito Enem não será possível saber qual foi a pontuação obtida no exame.

O gabrito do ENEM 2019 preliminar é divulgado no mesmo dia ou 24 após a realização da prova. Ele traz as respostas preliminares para as questões apresentadas nas provas, de acordo com o a cor do caderno. Já o oficial é publicado, geralmente, uma semana depois da realização do exame.

Ele trará a relação definitiva das respostas oficiais, para cada caderno que foi aplicado no exame.

Gabarito do ENEM 2019

Assim que o gabarito oficial Enem é divulgado, ele é publicado no próprio site. O documento é publicado, na maioria das vezes, em até uma semana após a realização da prova. O caderno de questões mostra todas as respostas para as perguntas apresentadas no exame.

Contudo, por conta da Teoria de Resposta ao Item (TRI), não será possível contabilizar (por conta própria) quantos pontos foram obtidos na prova levando em consideração as questões acertadas. Isso acontece porque o valor de cada questão tem um peso diferente levando em conta a dificuldade da mesma e quantos participantes acertaram a mesma questão.

Sabendo disso, veja a seguir as dicas para consultar o gabarito do Enem 2019:

Gabarito do ENEM 2019


Passo 1: Acesse o site do ENEM (enem.inep.gov.br). Pode demorar um pouco para carregar devido ao grande número de pessoas acessando o site ao mesmo tempo.


Passo 2: Assim que a página abrir, clique em Gabaritos e Provas para poder visualizar os gabaritos do processo seletivo. Clique na cor do caderno de respostas correspondente para visualizar as respostas para as questões respondidas por você.


Passo 3: Pronto! É muito importante clicar no caderno correspondente a cor de sua prova. Depois de ter uma noção dos erros e acertos, basta esperar a publicação do resultado para saber, oficialmente, qual foi a nota obtida no exame.


Resultado Enem 2019

O resultado do Enem é a hora mais esperada de todos os candidatos que realizaram a prova, pois é por meio dela que o candidato sabe o quanto tirou no Exame Nacional do Ensino Médio.

O Inep divulga quando será o resultado do Enem, na data determinada é preciso acessar a página do participante, por meio do site do INEP, preenchendo as informações com CPF e a senha. Depois o aluno será encaminhado a primeira página, onde terá o resultado do Enem.

ENEM 2019

Com o resultado do Enem o aluno pode ver se tirou a nota que cabe no curso de interesse, além disso é por meio dela que o candidato poderá se inscrever nos seguintes programas:


SiSu – O SiSU é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Por meio dele o candidato poderá escolher até duas opções de curso, é possível alterar suas opções durante as inscrições.


ProUni – O Programa Universidade para Todos é um programa do Governo Federal do Brasil criado com o objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.


Fies – Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuita.

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham aval


O Enem acontece uma vez ao ano e reúne milhões de participantes em cada edição. O gabarito do ENEM é divulgado para nortear os alunos sobre as respostas oficiais para as questões apresentadas no exame.

É muito importante ficar de olho no calendário oficial para não perder nenhuma data importante da divulgação do gabarito do ENEM 2019. Lembre-se que consultar gabaritos de exames anteriores é uma excelente forma de se preparar para o Enem!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

GABARITO DO ENEM 2019 — COMO CONSULTAR ONLINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *