Gabarito do Enem 2020: O que é e Como Funciona?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova cujo o objetivo é avaliar o ensino médio tanto de escolas públicas como das privadas.

Todos os estudantes do ensino médio podem fazer, mas os que se encaixam nos requisitos de baixa renda ainda tem a possibilidade de tentar bolsas de estudo em curso superior em Universidades públicas e privadas.

As bolsas podem ser de 50% ou 100% e o desempenho da prova do Enem 2020 pode ser determinante. Vale lembrar que o estudante precisa somar pelo menos 450 pontos e não zerar na redação para participar de programas como o PROUNI.

Gabarito do Enem 2020: Quando sai?

Gabarito do Enem 2020: Quando sai?

Através do gabarito, é possível avaliar quais foram os acertos e erros das questões. É uma forma do estudante analisar como está o seu grau de conhecimento e onde ele precisa melhorar.

Inclusive, muitos candidatos só fazem a prova do Enem para verificar isso, são os chamados “treineiros”.

O gabarito do Enem 2020 é divulgado pelo INEP, Instituição organizadora do maior provão de avaliação de ensino médio do País. Geralmente, isso e feito no mês de Novembro.

Para ter acesso ao gabarito, o candidato deve fazer o seguinte:

  1. Acessar o site do https://enem.inep.gov.br/;
  2. Digitar o CPF e Senha;
  3. Clique em gabaritos e provas.

Pronto, os gabaritos já estarão disponíveis juntamente com o caderno de provas para download.

Atenção – Clique no gabarito que possui a cor da sua prova.

É importante salientar que somente o INEP divulga o gabarito oficial do Enem. Isso também pode ser consultado através do aplicativo da instituição.

À partir do gabarito do Enem 2020, o candidato terá a noção de seus erros e acertos. Depois é só aguardar o INEP divulgar o resultados com a pontuação obtida.

Além do gabarito, o INEP também avisa quando vai disponibilizar o espelho da redação para que os candidatos comprovem a sua nota e saibam em quais pontos cometeram falhas.

Como funciona a correção das provas e da redação?

O Enem avalia as provas de diversas formas, por isso, elas passam por alguns testes que são:

  • Parâmetro de dificuldade: Para ver onde o aluno tem mais dificuldades;
  • Parâmetro de discriminação? Diferenciam os alunos conforme a dificuldade da questão;
  • Parâmetro da casualidade: Se a questão é fácil de ser respondida por chute.

Portanto, ao contrário do que se pensa, as notas do Enem não são calculadas somente pelo número de acertos, mas também, pelo grau de dificuldade das questões respondidas e acertadas. Ou seja, não existe um padrão pré estabelecido.

O objetivo do Enem é ser o mais justo possível com os candidatos que realmente estudaram, por isso, não levam em conta somente a probabilidade de acertos por meio de “sorte no chute”.

Na redação, a nota pode variar de 1 a 1.000. Ela é corrigida por dois professores independentes, nenhum deles sabe da nota que o outro atribuiu a esse candidato. Se houver uma diferença de 100 pontos na nota total ou 80 pontos em cada item avaliado um terceiro corretor poderá ser consultado.

Quando sai o resultado do Enem 2020?

Quando sai o resultado do Enem 2020?

A divulgação do gabarito é sempre no mês de Novembro, mas os resultados mesmo saem somente em Janeiro.

Mesmo consultando o gabarito, fica difícil saber a pontuação, pois os parâmetros de correção são diferenciados. Por isso, é fundamental aguardar o resultado completo para então, avaliar se pode ou não concorrer a bolsas de estudos.

Os resultados também são divulgados no site e no aplicativo do INEP.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Gabarito do Enem 2020: O que é e Como Funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *