Gabarito Enem 2020: Quando Sai e Como Consultar?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado todos os anos para verificar o nível de ensino dos alunos desta idade escolar e ainda permite o acesso à várias universidades públicas e particulares do país e também do exterior. Além disso, o ENEM permite participar do processo seletivo para bolsas de estudos como o FIES e o ProUni.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode realizar o exame depois do pagamento da taxa de inscrição. Pessoas de baixa renda podem solicitar a isenção desta taxa, realizando o exame de forma gratuita. No entanto, se você não realizou o exame nos anos anteriores, mesmo tendo completado o ensino médio, você precisa justificar sua ausência.

Depois de ter feito o exame, a curiosidade para saber o resultado aumenta. Para isto, é possível verificar o gabarito oficial e ter uma ideia de sua nota. A nota do ENEM é o que permite a entrada em diferentes cursos, de acordo com a nota de corte, e também a participação para seleção de bolsas de estudos, que exigem, no mínimo, 450 pontos e que não tenha zerado a redação.  É importante que você leia o edital para ficar ciente de qualquer alteração que tenha ocorrido no ano que você realizará o exame.

Confira abaixo mais detalhes sobre como acessar o gabarito oficial de 2020.

Gabarito Enem 2020

Gabarito Enem 2020: Quando Sai e Como Consultar?

O gabarito permite que você tem ideia de qual será sua nota para que possa ingressar no curso ou na universidade que deseja. Por isso, é sempre interessante poder ter acesso aos resultados previamente.

Em geral, o gabarito é divulgado em novembro, alguns dias após a realização do exame. A data para divulgação em 2020 ainda não saiu, mas muito provavelmente será na mesma época. Portanto, fique atento ao site do INEP para conferir seus resultados. Você também pode ter acesso aos resultados pelo site do ENEM ou pelo aplicativo do INEP.

Para fazer a conferência, basta ter acesso aos seus cadernos de prova e comparar as respostas. Muitos cursinhos e escolas de ensino médio fazem a correção em sala de aula. Isto é muito bacana, pois ajuda os alunos a verem o porquê erraram determinada questão, se for o caso. No entanto, o gabarito oficial do INEP é mais acurado, pois eles usam parâmetros para estabelecer a pontuação de cada questão.

Os parâmetros são:

  • Parâmetro de discriminação: diferencia os alunos em relação a dificuldade daquela questão específica;
  • Parâmetro de dificuldade: determina o grau de dificuldade da questão. É utilizado para verificar a preparação dos alunos em relação a diferentes níveis de dificuldade;
  • Parâmetro de casualidade: determina o grau de casualidade da questão, ou seja, a chance de acertar a questão pelo “chute”.

 

Além disso, é muito comum haver questões anuladas porque davam chances para múltiplas interpretações e respostas, alterando então o valor final da prova. Além disso, há a nota da redação, a qual só é divulgada junto com o resultado oficial. Ou seja, não há como saber sua nota exata previamente.

Onde e como consultar?

Gabarito Enem 2020: Quando Sai e Como Consultar?

O gabarito do Enem sai em muitos portais de notícia, que passam o link do INEP para dar acesso ao gabarito oficial. Portanto, acesse o site http://www.enem.inep.gov.br/ alguns dias depois do exame e fique atento à divulgação.

Lembre-se que são divulgados 4 gabaritos diferentes, referentes aos 4 tipos de prova que são distribuídas aos participantes durante o exame. Então cheque o gabarito refere a cor da sua prova.

Você também pode consultar o gabarito pelo aplicativo do Inep ou através do site do Enem. O resultado oficial em geral é divulgado em janeiro do ano seguinte. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Gabarito Enem 2020: Quando Sai e Como Consultar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *