GABARITO OFICIAL ENEM 2019 — Saiba Quando Será Divulgado!

Para o estudante que gosta de saber o resultado logo após o término de uma prova, na próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio poderá levar o gabarito oficial ENEM 2019 para casa. Dessa forma é possível ir corrigindo a prova para ter uma noção de quantas questões acertou.

Este gabarito é um dos momentos de maior empolgação pra quem se dedicou, ou um momento angustiante e frustrante pra quem deixou a desejar na hora da prova. Se você se lembrou de preencher corretamente os círculos correspondentes as questões, estará tranquilo ao menos sabendo que não terá questões anuladas.

Continue a leitura do artigo a seguir para entender mais informações relacionadas ao gabarito oficial ENEM e entenda como consultar. Vamos lá!

Entenda o ENEM 2019

O processo de seleção e classificação do ENEM 2019 se dá através de um sistema do próprio INEP, chamado TRI-Teoria da Resposta ao Item. Esse sistema leva em consideração o grau de dificuldade de cada questão, que, conseqüentemente, recebe pesos distintos, dada essa dificuldade.

Uma régua é utilizada para medir o grau de dificuldade das questões. O meio desta régua é quinhentos, logo ela vai de cem a mil, sempre com intervalos de cem em cem, tanto para cima quanto para baixo.

GABARITO OFICIAL ENEM 2019

Esse número de quinhentos corresponde ao numero de nota tirado pelos alunos do ensino médio em 2009. Isso que dizer que se você tirar essa nota, de quinhentos, significa que seu desempenho foi o mesmo dos estudantes de 2009.

As questões mais fáceis, que recebem peso menor, ficam sempre abaixo, na régua, de quinhentos. Já as de grau de dificuldade maior estão com peso acima de seiscentos, e as questões de nível médio, na casa dos quinhentos.

São esses pesos relacionados às questões que de fato irão medir o grau de conhecimento do candidato durante a prova. As questões mais difíceis compõem vinte e cinco por cento da prova. Logo, quanto maior for o desempenho do candidato com questões acima dos quinhentos, melhor será sua colocação na classificação do ENEM 2019 gabarito.

Quando sai o Gabarito Oficial ENEM 2019

GABARITO OFICIAL ENEM 2019

O gabarito ENEM, para esse ano, está previsto para ser divulgado pelo próprio INEP no mês de novembro. Entretanto, é possível sair com ele logo após a prova, e fazer a correção em casa, utilizando-se dos gabaritos que saem pela internet, gerados por escolas e cursinhos especializados.

Vale lembrar que as questões que realmente importam são as oficiais, que podem ser consultadas, a partir do dia informado, diretamente no site do INEP.

Antes de gerar a prova e qualificar a dificuldade das questões, o MEC seleciona e submete a testes os 45 quesitos de cada área com diversos alunos. Três pontos são essenciais para garantir o nível do exame.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Parâmetro de discriminação: É a capacidade da questão de diferenciar os alunos em relação à dificuldade da questão.


Parâmetro de dificuldade: É o que determina a posição da questão na régua. Para que seja possível distinguir um aluno de pouco conhecimento de outro mais bem preparado, o Enem precisa ter perguntas com níveis de dificuldade diferentes.


Parâmetro de casualidade: Mede qual é a probabilidade de a questão ser acertada por acaso, no famoso chute.


Quanto mais coerentes forem suas respostas, mais o ENEM 2019, baseado no TRI, irá considerar seu conhecimento e aplicar um maior peso às suas questões. E o contrário também é valido.

Se você não conseguir ir bem com questões mais fáceis, as que estão abaixo dos quinhentos pontos, ao acertar em uma de maior grau de dificuldade, o TRI considerará que foi um chute, e reduzirá o peso dessa questão.

Vale lembrar que é possível tirar notas acima de mil pontos, dado que as notas não são fixas e variam de acordo com a dificuldade, portanto dependem dos tipos de questões que compõe as provas, das dificuldades, das proficiências cobradas, ou seja, não existe padrão.

Já a redação segue o parâmetro normal de nota, cm pontuação de zero a mil.

Gabarito Oficial ENEM 2019

GABARITO OFICIAL ENEM 2019

O gabarito Enem 2019 é divulgadas no site do INEP – www.enem.inep.gov.br – logo após a realização das provas, geralmente em três dias após a realização da última. Como são quatro tipos de provas, identificadas por cores diferentes, teremos então, quatro gabaritos.

Após a divulgação do gabarito oficial Enem, que deverá acontecer no mês de novembro, o candidato já pode ter acesso ao resultado através do site do INEP.


Simulado do Enem 2019

O simulado Enem é absolutamente importante para fazer com que os alunos candidatos à prova do exame nacional do ensino médio possam obter melhores avaliações de suas condições para a hora da prova.

Por isso, é imprescindível contar com um simulado do Enem que seja eficiente e que possa oferecer uma condição melhor de análise de desempenho aos alunos, mostrando-os onde estão errando e oferecendo alternativas de melhoria para estudarem.

IG Enem
Para fazer o simulado do Enem no site do IG é bastante fácil e oferece aos usuários de forma totalmente gratuita um pacote de questões relacionadas as áreas de conhecimento que serão cobradas no exame.

Confira a seguir como realizar esse simulado corretamente e medir os seus conhecimentos antes da prova:


Passo 1: Acesse o site através do endereço: (www.ultimosegundo.ig.com.br) e espere a página carregar.


Passo 2: Em seguida, clique no Simulado que deseja fazer e responda as questões. Que, inclusive, são todas baseadas em edições passadas do Enem, o que aumenta a credibilidade da ferramenta tanto em dificuldade quanto em eficiência.


Passo 3: Ao responder uma pergunta, clique em Próximo até responder todas as questões.


A partir do resultado que obtiver em cada uma das questões, poderá contar com uma visão muito melhor do que deve ser melhorado em suas horas de estudo para alcançar um desempenho mais eficaz, antes que começar as inscrições do Enem 2019.


É importante ficar ligado e acompanhar o cronograma oficial do INEP para não ficar perdido. Basta acessar o site www.enem.inep.gov.br e acompanhar. E caso tenha ficado com algum tipo de dúvida sobre o Gabarito  do ENEM 2019, deixe o seu comentário abaixo para que possamos resolver o seu problema. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *