O que é o Gabarito do Enem → O que Fazer Após a Prova do Enem 

Se preparou o ano inteiro para esse momento, tomou todos os cuidados para chegar na hora exata, fez aquela prova cansativa e a finalizou…mas, e agora? É muito comum que a ansiedade tome conta após se fazer a prova do Enem, o resultado oficial demora um pouco para sair e isso vai alimentando o nervosismo dos candidatos, é pensando nisso que o Inep criou o gabarito Enem 2019.

O gabarito vem para dar um alívio ao aluno, que poderá ter uma perspectiva de como foi seu rendimento na prova, tudo bem, a expectativa de saber se a nota adquirida será suficiente para entrar em uma universidade ainda existirá, mas o gabarito dá uma certa sensação de “controle” ao aluno sobre sua prova.

Abaixo vamos explicar o funcionamento da consulta do gabarito, bem como todo o processo que cerca o Enem.

O que é o Gabarito do Enem

Após o estudante participar de todo o processo de inscrição e realização da prova do Enem, a consulta ao gabarito poderá ser feita no site do Inep após a sua divulgação acontecer, a data de divulgação dos gabaritos ocorre no início do ano, quando é lançado o calendário do Enem daquele ano, o acesso pode ser feito por meio do site: enem.inep.gov.br.

ENEM 2019

Os estudantes de modo geral, conhecem a metodologia da prova, sendo esta, dividida em:


Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

Composta pelas disciplinas de –

  • Língua portuguesa;
  • Literatura;
  • Língua estrangeira;
  • Artes;
  • Educação Física
  • Tecnologias da informação e Comunicação;
  • Redação;

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

Composta pelas disciplinas –

  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

composta pelas disciplinas –

  • Biologia;
  • Física;
  • Química.

Matemática e suas Tecnologias.


O exame conta com 180 questões de múltipla escolha, sendo dividido 45 questões para cada prova. Cada questão da prova objetiva tem cinco opções de resposta e apenas uma resposta correta. Segundo orientado pelo Edital, a prova de redação deve ter no mínimo sete linhas e no máximo 30 linhas.

De acordo com o INEP, são obrigações dos participantes, certificar-se, com antecedência, na Página do Participante, se a solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência, se for o caso, foram aprovadas, guardar o número de inscrição e senha.

Certificar-se, com antecedência, na Página do Participante e/ou aplicativo, se a inscrição foi confirmada e o local onde fará as provas. O aluno poderá fazer a consulta do gabarito oficial de provas ao final do segundo domingo de provas.

A consulta do resultado do Enem é bem simples, o candidato deve acessar a página do Inep, fazer o login por seu CPF e senha cadastrada na inscrição, selecionar a imagem que é pedida e selecionar em “enviar”, após isso basta selecionar a opção “Resultado do Enem”.

O que Fazer Após a Prova do EnemENEM 2019

Uma semana após a aplicação da última prova, ou seja, no terceiro domingo do mês de novembro, o gabarito preliminar e o caderno de questão são divulgados.

No gabarito, o estudante poderá verificar quais questões acertou ou errou, possibilitando corrigir a prova e analisar se o seu resultado foi bom ou ruim. Muitas pessoas se atrapalham e acreditam que o gabarito já é o resultado, o que não é verdade.

O gabarito é apenas o modelo das respostas que estão corretas, assim, o INEP, divulga este gabarito, informando qual alternativa, entre as que estavam presentes na questão, estão corretas. Já o resultado é a classificação do candidato na prova.

Gabarito do ENEM 2019

No ENEM, por exemplo, o gabarito foi divulgado dia 4 de novembro, mas o resultado da prova objetiva só sairá em 2019, com data prevista para dia 18 de janeiro de 2019. O espelho da redação, está previsto para ser divulgado no mês de março, mais sem data específica confirmada.

É importante ressaltar, que os resultados do ENEM podem ser utilizados para o acesso à Educação Superior, através do:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • Instituições Portuguesas;
  • Financiamento Estudantil – Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para conferir o gabarito, o candidato, pode acessar a página do participante, e inserir o seu CPF e Senha, cadastrada no momento da inscrição.

Conforme pode-se notar, o ENEM é o maior exame de vestibular realizado no Brasil, com reconhecimento internacional, portanto, essa é uma forma do aluno se auto-avaliar, como também conseguir alcançar o sucesso no universo acadêmico.


O gabarito é importante para dar ao aluno um “parecer inicial” de como foi o seu rendimento no Enem, mas é muito importante que não se tome grandes conclusões a partir dele, já que o processo de seleção em universidades públicas é feito via classificação, logo, o rendimento dos candidatos na prova será o fator determinante para sua seleção ou não.

Além disso, hoje é disponibilizada muitas vagas, seja numa universidade pública ou particular, por meio de muitos projetos de inclusão de alunos ao ensino superior, então fique calmo tanto no momento da prova, quanto depois e aguarde os resultados do seu esforço nos estudos.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do Gabarito Enem 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que é o Gabarito do Enem → O que Fazer Após a Prova do Enem 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *